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Orientações para Educação Infantil

1. SOLICITAÇÃO DE TAREFAS: O(a) aluno(a) que não comparecer à aula, os pais poderão solicitar as tarefas até às 17 horas. As atividades quando solicitadas, estarão disponíveis na Coordenação a partir deste horário.
2. AUTORIZAÇÃO DE SAÍDA: A segurança de nossos alunos é uma das nossas maiores preocupações. Sendo assim, o aluno só sairá acompanhado pelos pais, responsáveis ou pessoas devidamente autorizadas.
3. SAÍDA NORMAL DOS ALUNOS: Os alunos ficarão na sala de aula esperando o seu portador, que será precisamente identificado. Caso o portador habitual não possa vir, o responsável deverá entrar em contato com o Colégio para a devida autorização.
4. DOENÇAS: Informamos para maior tranquilidade de todos, não é adequado, a entrada de alunos que apresentam doenças transmissíveis, infecciosas e viróticas, visando o bem estar do aluno e de toda turma. Havendo alta médica, favor apresentar o atestado para o retorno do aluno.
5. MEDICAÇÃO: Conforme orientação, o colégio não poderá administrar qualquer tipo de medicamento. A família responsabiliza-se em trazer e ministrar a medicação no horário marcado.
6. COMUNICAÇÃO AOS PAIS: Em casos específicos, o Colégio solicitará, por meio de circulares e convocações expedidos pela Direção, Coordenação, Orientação, Professores ou a Psicóloga, a presença dos Pais, quando se fizer necessário. Estaremos sempre a disposição para o atendimento em assuntos específicos do(a) seu(sua) filho(a).
7. PRESENÇA DOS PAIS OU RESPONSÁVEIS: Para melhor atender às crianças, no momento da sua chegada ao Colégio, as professoras e auxiliares precisam estar livres e sua atenção totalmente voltadas para elas. A presença dos pais nas salas, durante as aulas, desvia a atenção das crianças e interfere na rotina da aula, ocasionando distrações por parte dos alunos. A parceria Família e Escola contribui efetivamente no desenvolvimento cognitivo, social, emocional e espiritual das nossas crianças. Qualquer dúvida, em relação às orientações, o setor responsável estará sempre à disposição dos senhores.
8. CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES: Entrada dos alunos: Após o fechamento do portão, às 13h30min, os pais poderão se dirigir à recepção, e a funcionária chamará alguém da Educação Infantil para receber a criança. Iniciada a aula, a tolerância é de 20 minutos. É importante que os alunos cheguem nos horários estabelecidos pelo Colégio, para facilitar o desenvolvimento das atividades.

9. ENCONTRO DE PAIS: Esse é um momento muito especial das Famílias com os professores, porque possibilita compartilhar a ação educativa, permitindo-lhes conhecer e valorizar o desempenho do(a) seu(sua) filho(a), estabelecendo uma parceria em tudo que se fizer necessário neste processo de aprendizagem. É de fundamental importância a presença dos pais nesses encontros.
10. ATENDIMENTO INDIVIDUAL: Serão registrados os aspectos mais significativos ao desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e motor de cada aluno.
Ao final de cada unidade os pais ou responsáveis serão convidados a se encontrarem com a professora para analisarem e, se necessário, tomarem medidas que possam beneficiar o desenvolvimento da criança.
11. ANIVERSÁRIO: Para a realização dos aniversários de alunos, os pais devem considerar com atenção as informações abaixo:

Os aniversários serão comemorados sempre às sextas-feiras.
Cumprir os horários do início e término, para não haver interferências na rotina da sala de aula.
Início: 15h
Término: 16h

Caso o aniversário da criança aconteça num feriado ou dia santo, esta comemoração poderá ser realizada no dia anterior.
Quanto à ornamentação, os pais devem orientar aos organizadores, que não podem colocar bolas, nem painéis presos nas paredes, somente na parte revestida com cerâmica.
A data do aniversário deverá ser marcada com a coordenação, no prazo mínimo de duas semanas de antecedência.
É importante que os pais compreendam que o espaço físico da sala de aula, não comporta outros convidados, que não sejam da família da criança.
12. ACOMPANHAMENTO E AVALIAÇÃO: A avaliação da Educação Infantil tem o sentido essencial de acompanhamento do desenvolvimento infantil e de reflexão permanente sobre a história que cada criança vai construindo ao longo de sua descoberta do mundo.
De forma sistematizada e flexível, as ações educativas dá-se pela postura mediadora da professora, por meio de uma observação participativa e contínua, considerando a relação com o saber e com o aprender do aluno.
Nesse processo avaliativo, os instrumentos serão elaborados de forma diversificada para que os alunos possam expressar suas ideias, sentimentos, necessidades e desejos, levantando hipóteses, avançando na construção de significados.
A avaliação tem uma importância social e política no fazer educativo. Essa importância a que nos referimos está presente em todas as atitudes e estratégias avaliativas que adotamos. Fazemos o acompanhamento integral e ininterrupto de cada criança, por meio de relatórios ao longo do processo educativo. Em data previamente marcada, ocorrerá um encontro entre PAIS e ESCOLA para a entrega dos “Registros de Observação”, constando o desenvolvimento da criança.