Na culminância do projeto “A Força do Vento: Da Superação de William ao Desenvolvimento Sustentável em Caetité”, embarcamos na inspiradora história de um vilarejo da República do Maláui, localizado no sudoeste da África, e nas riquezas de Caetité, situada no alto sertão da Bahia, cidade que os alunos do 7.º ano visitaram em uma aula de campo.
William, personagem principal da obra “O Menino que descobriu o vento” e Anísio Teixeira, personalidade ilustre de Caetité, se encontraram nessa jornada, mostrando que, por meio da educação, é possível transformar e inspirar toda uma sociedade.
O vento trouxe novas condições para o vilarejo, assim como transformou a configuração de Caetité. Durante a apresentação, tivemos o júri simulado, que proporcionou a discussão do impacto causado pela implantação dos parques eólicos, incentivando uma reflexão crítica sobre o desenvolvimento sustentável.
Arte, literatura, história e sustentabilidade se uniram em um espetáculo de conhecimento e sensibilização, mostrando que o vento e a educação podem mover mais do que turbinas, podem mover consciências.