Comunicado Avaliações Finais – Ensino Fundamental (Anos Finais) – Sacramentinas – Colégio Nossa Senhora de Fátima – Vitória da Conquista – BA Comunicado Avaliações Finais – Ensino Fundamental (Anos Finais) |
VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
Circulares e Informativos

Comunicado Avaliações Finais – Ensino Fundamental (Anos Finais)

Vitória da Conquista, 24 de Julho de 2020.

“Foi para ti que fui criada, ama Aquele que me sustenta, ama Aquele que te guarda. ”

Bem-aventurado Pierre Vigne

Do Colégio Nossa Senhora de Fátima

Para: Alunos,  Pais ou Responsáveis pelos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)

Queridos alunos, pais e responsáveis sacramentinos, em primeiro lugar, agradecemos mais uma vez a compreensão e contribuição de todos nesse processo desafiador de ensino remoto. Sabemos que não tem sido fácil para os nossos alunos e familiares lidarem com as dificuldades que, felizmente, estão se tornando cada vez menores.

Em segundo lugar, é importante enfatizarmos que estamos sempre buscando estratégias para aprimorarmos o método de ensino, com o objetivo de tornar mais eficaz e confortável o aprendizado de nossos discentes. Em vista disso, ao observarmos os avanços de nossos educandos e também dos educadores em relação a essa nova modalidade de ensino, decidimos fazer uma redistribuição das turmas. Isso ocorrerá nos Anos Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Hoje, trabalhamos com uma turma para cada série, no entanto, com a nova organização, teremos a formação de três turmas para cada série.

Certamente, acreditamos que, com turmas menores, o relacionamento professor – aluno poderá ser estreitado, o que possibilitará uma melhor interação entre eles e, consequentemente, as dúvidas serão mais prontamente sanadas por meio do Chat, assim como viabilizaremos a possibilidade de aulas interativas. No entanto, precisamos ser cautelosos ao fazermos mudanças, uma vez que todos foram afetados bruscamente com a nova forma de ensino e temos o entendimento de que, nesse momento, os nossos estudantes estão bem seguros, adaptados e já se organizaram para a execução do cronograma das primeiras avaliações da II Unidade, anteriormente divulgado.

Isso posto, a redistribuição das turmas iniciará no dia 10 de agosto, data a partir da qual ministraremos aulas de revisão para as avaliações finais da II unidade.Posteriormente, enviaremos a nova organização das turmas, bem como o horário correspondente a cada uma delas.

Conforme consta do nosso calendário de avaliações da II unidade, enviado por meio do e-mail institucional dos alunos e publicado no site do Colégio, as nossas Avaliações Finais iniciarão no dia 18 de agosto.Teremos aulas nos três primeiros horários e a partir do 4º horário (9h40min) daremos início à avaliação, que se estenderá até o final do 5º horário. Segue, em anexo, o cronograma com as datas e os conteúdos das respectivas disciplinas.

Realizaremos no dia 2 de setembro, às 14 horas, a Avaliação Sistemática SAS no formato digital (on-line).

Sobre a Avaliação Sistemática:

DA ESTRUTURA     

A Avaliação Acadêmica Sistemática – 6º ao 9º ano (Anos Finais do Ensino Fundamental) será estruturada da seguinte forma:

DisciplinasNº de questões
Português10
Matemática10
Inglês5
Espanhol5
Ciências5
Geografia5
História5
Filosofia5
Arte5
DisciplinasNº de questões
Português10
Matemática10
Inglês5
Espanhol 5
Biologia5
Química5
Física5
Geografia5
História5
Filosofia5
Arte5

*ATENÇÃO: na prova de Língua estrangeira o aluno deverá optar pela Língua Inglesa, já que é a que trabalhamos no Colégio.

DO CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

É fundamental enfatizarmos que o sucesso nessa avaliação depende do empenho dos alunos durante as aulas, do cumprimento das atividades solicitadas pelos professores e do planejamento de estudo. Além disso, o aluno ainda pode se preparar um pouco mais, fazendo revisões, tirando dúvidas sobre determinadas temáticas e/ou fazendo pesquisas extras. Somado a isso, ele tem acesso a diversos recursos da plataforma SAS como, por exemplo, vídeos com explanação resumida dos conteúdos trabalhados por capítulo, um banco de questões de provas anteriores e os exercícios relacionados a cada capítulo trabalhado.

Essa oportunidade será ótima para o aluno testar o seu conhecimento, identificar eventuais dúvidas, as quais poderão, posteriormente, ser trabalhadas com o auxílio de nosso corpo docente, viabilizando ainda mais o seu crescimento intelectual.

Finalmente, continuaremos seguindo os protocolos da Organização Mundial da Saúde e do Governo do Estado, confiantes de que o momento de nosso retorno presencial será aquele no qual se possa assegurar a saúde e o bem-estar de todos. Além disso, reiteramos que o nosso compromisso de buscar estratégias que melhorem cada vez mais o aprendizado e o atendimento de nossos alunos é constante. A educação não pode parar, pois é por meio dela que o nosso futuro será desenhado.

Atenciosamente,

Eliane Santiago

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *