CONTEÚDOS – 6º ANO – II UNIDADE – Sacramentinas – Colégio Nossa Senhora de Fátima – Vitória da Conquista – BA CONTEÚDOS – 6º ANO – II UNIDADE |
VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
Conteúdos das Disciplinas

CONTEÚDOS – 6º ANO – II UNIDADE

Postado em 13 de junho de 2020
 LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: Roberta Cardoso Sousa
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Estudo dos verbos ConceitoEstrutura dos verbos: desinência- vogal temática- número-pessoaConjugações verbais: 1ª , 2ª, 3ª conjugaçãoFormas nominais: infinitiva- gerúndia- particípiaModos do verbo- indicativo- subjuntivo-imperativoTempos verbais Preposição e seus valores semânticos
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
 REDAÇÃO
PROFESSORA: Joanita Maria dos Santos Silva Teles
Leitura: Resenha crítica; Análise linguística/semiótica: Oralidade: Conversação espontânea. Produção de textos; Comentário em um site de cinema.Gêneros textuais:Comentário: comentário em um site de cinema;Texto em versos: Poema;Gênero textual oral: Resumo, Anúncio publicitário, Propaganda, Notícia, Lenda (adaptação de lenda).Produção de textos dos gêneros citados acima.
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
 INGLÊS
PROFESSORA: Sandra Brito Loureiro
OBJETOS DE CONHECIMENTO
There be; prepositions of place: next to, across from, between, on Telling time How much Present Continuous – Affirmative, Negative and interrogative Present Continuous – WH-questions The secret of the pyramid
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
ARTE
PROFESSORA: Katiúscia Lima Badaró da Silva e Joanita Maria dos Santos Silva Teles
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Instrumentos musicais tradicionais e alternativos: características e classificação; Instrumentos musicais de diferentes culturas Experiências com papel: recorte e colagem; Dobraduras; Artistas que trabalharam com a técnica em estudo A expressão musical; Músicos e grupos instrumentais; Formações musicais eruditas e populares Elementos constitutivos do movimento dançado; A expressividade da dança; A dança como ferramenta de inclusãoA pintura no mundo pré-histórico; Elementos constitutivos da pintura (cor, proporção, luz e sombra); Experiências com desenho e pintura: efeitos e marcas da arte feita à mãoConstrução de instrumentos musicais e exploração do acompanhamento rítmico  
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 4,0
Atividades práticas2,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
TOTAL10,0
ENSINO RELIGIOSO
PROFESSORES: Ir.Luzia Clotildes de Santana e Marcelo Gonçalves
OBJETOS DE CONHECIMENTO
ER: Oferendas de gratidão FIL: Quem sou eu? ER:Os símbolos nas tradições religiosas. FIL: Ser Social ( É isso que eu sou? ER: Hinduísmo. FIL: Ser Histórico (Existir no tempo e no espaço). ER: Budismo. FIL: Ser Sendo (Como será o amanhã?) ER: Islamismo. ER: Cristianismo.
HISTÓRIA
PROFESSORA: Rosana Fonsêca de Oliveira
OBJETOS DE CONHECIMENTO
  Cap. 6- Povos da antiga América espanhola Cap. 7- Fenícios, persas e hebreus Cap. 8-Antigas sociedades africanas Cap. 9- Origens e legados da Grécia Antiga Cap. 10- Grécia dos períodos Clássicos e Helenístico Cap. 11- A origem de Roma pelos olhares místico e histórico  
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
GEOGRAFIA
PROFESSOR: Thiago Rebouças Frotas Pereira
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Relevo; Rocha; Tipos de rocha; Solo; Tipos de solo; Agentes modeladores do relevo: forças internas e forças externas (intemperismo, erosão);Estrutura geológica do relevo (escudos cristalinos, bacias sedimentares, dobramentos modernos);Formas do relevo: relevo continental (planalto, planície, depressão, montanha) e relevo submarino (plataforma continental, talude continental, planície abissal, fossas oceânicas, cordilheiras oceânicas);Altitude, curva de nível, perfil topográfico;Oceanos e mares; Movimento das águas oceânicas (maré, onda, corrente marítima); Exploração econômica e contaminação dos oceanos; Águas continentais; Ciclo da água; Distribuição da água doce no planeta; Rios e bacias hidrográficas, lagunas, principais bacias hidrográficas do mundo; Aproveitamento econômico dos rios (pesca, navegação, geração de energia, irrigação, abastecimento); Demanda × oferta de água;Tempo, clima, previsão do tempo; Atmosfera terrestre e suas camadas; Elementos climáticos (temperatura, umidade, precipitação, precipitação atmosférica, vento); Fatores climáticos (latitude, altitude, massas de ar, correntes marítimas, continentalidade e maritimidade, relevo, vegetação); Principais tipos de clima, zonas climáticas da Terra; As práticas humanas e as alterações atmosféricas: aumento do efeito estufa e aquecimento global, diminuição da camada de ozônio;Relação entre vegetação e clima;Tipos de vegetação original (florestas, savanas, pradaria, pampas, estepes, tundra); Vegetação mediterrânea, vegetação de altitude, vegetação desértica; A importância da vegetação (sequestro de carbono e combate ao efeito estufa, manutenção da água, prevenção de enchentes e de assoreamento de rios, manutenção da umidade do ar, melhora da qualidade do solo);Devastação e preservação das coberturas vegetais; Unidades de conservação; Climograma;Recursos naturais renováveis e não renováveis; Exploração e esgotamento dos recursos naturais; Desenvolvimento sustentável;Fontes de energia não renováveis (petróleo, gás natural, carvão mineral, urânio) e renováveis (biomassa, hidrelétrica, eólica, solar, geotérmica, maremotriz).
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
MATEMÁTICA,  GEOMETRIA e LÓGICA
PROFESSOR: José Alfredo Rodrigues Lima Neto
OBJETOS DE CONHECIMENTO
  1- Geometria Figuras geométricas planas e espaciais; Elementos do sólido geométrico; Planificação de sólidos geométricos; Polígonos; Triângulos; Quadriláteros; Plantas baixas e vistas; Plano cartesiano e par ordenado; Representação de pontos no 1o quadrante do plano cartesiano; Representação de polígonos no plano cartesiano; Construção de algoritmo para resolução de situações passo a passo 2- Números Noções de fração; Conceito de número fracionário; Leitura de números fracionários; Significados de uma fração; Fração de quantidade; Frações equivalentes; Propriedade fundamental das frações; Simplificação de frações; Comparação de frações; Método prático para determinação do m.m.c. de números naturais; Redução de frações ao mesmo denominador 3- Números Adição e subtração de frações; Multiplicação de frações; Divisão de frações (inversa de uma fração); Resolução de situações – problema com números fracionários 4- Álgebra Conceito de igualdade; Princípio de equivalência para a adição e a subtração; Princípio de equivalência para a multiplicação e a divisão; Partilha de uma quantidade em duas partes desiguais (relações aditivas e relações multiplicativas) 5- Números Fração decimal (conceito e representação geométrica); Leitura de número decimal; Transformação de um número decimal em fração e vice-versa; Os números decimais na reta numérica; Comparação entre números decimais; Noções de porcentagem; Cálculo de 100%, 50%, 25%, 10% e 1% de um valor; Resolução de situações-problema envolvendo cálculos percentuais  
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 2,0
Avaliações ON-LINE 1 e 2 (Classroom) 3,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
CIÊNCIAS
PROFESSOR: Silvestre Teixeira Viana
OBJETOS DE CONHECIMENTO
  Matéria e energia – Substâncias puras e misturas; Sistemas e fasesMatéria e energia Tipos de misturas; Ligas metálicas; Soluções e emulsõesMatéria e energia – Separação de misturas heterogêneas; Separação de misturas homogêneasMatéria e energia – Substâncias naturais e sintéticas; Progresso científico × preservação do ambienteMatéria e energia – Fenômenos físicos e fenômenos químicos
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *