CONTEÚDOS – 7º ANO – II UNIDADE – Sacramentinas – Colégio Nossa Senhora de Fátima – Vitória da Conquista – BA CONTEÚDOS – 7º ANO – II UNIDADE |
VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
Conteúdos das Disciplinas

CONTEÚDOS – 7º ANO – II UNIDADE

Postado em 13 de junho de 2020
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: Patrícia Farias Marques de Almeida Camargo
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Análise linguística/semiótica: Linguagem publicitária; Complemento Nominal; Adjunto Adnominal; Linguagem de artigos expositivos; operadores de progreessão temática; Adjunto Adverbial; Coesão referencial – advérbios e pronomes; Morfossintaxe do sujeito; Estratégias de modalização e argumentatividade; Pontuação no período simples; Emprego da crase;   Leitura: Cartaz de campanha publicitária; Reportagem; Artigo expositivo; Texto normativo; Carta aberta;  Carta do leitor; Roteiro de filme; Videoclipe; Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção da obra literária “O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá”.  
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
REDAÇÃO
PROFESSORA: Joanita Maria dos Santos Silva Teles
OBJETOS DE CONHECIMENTO
  Leitura: Cartaz de campanha publicitária; Artigo expositivo; Texto normativo; Carta aberta;  Carta do leitor; Roteiro de filme; Videoclipe; Artigo de divulgação científica; Artigo de opinião; Reconstrução das condições de produção, circulação e recepção da obra literária “ A invenção de Hugo Cabret”.Oralidade: Conversação espontânea; Apresentação oral.Gêneros textuais:Produção de textos:Cartaz de campanha publicitáriaArtigo expositivoCarta AbertaCarta ao leitorRoteiro audiovisualArtigo de opinião  
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
 INGLÊS
PROFESSORA: Sandra Brito Loureiro
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Past simple of verb bePast simple -WH- questions; prepositions of time ( in, on)Past simple – Regular verbsPast simple – irregular verbs; prepositions of time ( in, on ,at)Past simple – negative form and  yes / no questionsSimple past- WH-questions with did.Grandpa  
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
ARTE
PROFESSORA: Katiúscia Lima Badaró da Silva
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Dança Fatores de movimento (tempo, peso, fluência e espaço) e a dança; Brincadeiras, jogos e práticas de dança de diferentes matrizes estéticas e culturais.Percepção do grafismo como expressão artística; Reconhecimento de grafismos em contextos e épocas diferentes; Estabelecimento das origens e heranças do grafismo.Música: Evolução histórica e diferentes escolas desta arte; Gêneros, formas e estilos musicaisDiferentes técnicas e materiais utilizados na confecção de esculturas; Evolução histórica e diferentes escolas desta arte Explorar figurinos, adereços, cenário, iluminação e sonoplastia em releituras de narrativas do repertório brasileiro Elementos constitutivos da música: melodia, harmonia e ritmo; Diferentes possibilidades musicais
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 4,0
Atividades práticas2,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
TOTAL10,0
ROBÓTICA
PROFESSOR:  Matheus Lima Viana
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Estruturas de controle e estruturas de repetição;Variáveis e saída de dados;Funções;Lógica para computação;Jogos eletrônicos;Desenvolvimento de jogos digitais usando o Scratch;Fração e seus significados: como parte de inteiros, resultado da divisão, razão e operador;Linguagem algébrica: variável e incógnita.  
ENSINO RELIGIOSO
PROFESSOR: Thiago Rebouças Frotas Pereira
OBJETOS DE CONHECIMENTO
ENSINO RELIGIOSO: Tradições Religiosas – caminho para a descoberta do sentido do Sagrado. Quem é o Transcendente REVELAÇÃO DO TRANSCENDENTE Nomes dos Sagrados nas Tradições Religiosas. Primeiras Expressões Escritas. Escrituras Sagradas (setembro Mês da Bíblia). Os Fundamentos da Fé. Grandes Líderes FILOSOFIA: Respeito ao diferente. Cultura – uma riqueza dos seres humanos. Cultura – Uma construção plural. Preconceito – Um abismo entre mim e o outro. Diálogo – A ponte entre mim e o outro.  
HISTÓRIA
PROFESSORA: Rosana Fonsêca de Oliveira
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Cap 6- Reinos Africanos Cap 7- Povos da América espanhola Cap 8- Espanhóis e ingleses na América Cap 9- Povos indígenas do Brasil Cap 10- Início da Colonização portuguesa na América Cap 11- Escravidão africana
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
GEOGRAFIA
PROFESSOR: Thiago Rebouças Frotas Pereira
OBJETOS DE CONHECIMENTO
NE: diversidade natural (relevo, hidrografia, clima e vegetação); Sub-regiões (Zona da Mata, Sertão, Agreste e Meio Norte): aspectos físicos, socioeconômicos e ambientais; Avanços e desafios  socioeconômicos;SE: divisão política, densidade demográfica, ocupação do território;Exploração econômica: café e descoberta do ouro;Cultivo do café e as transformações nas paisagens da região: construção de ferrovias, imigração, industrialização e urbanização;Atração de mão de obra (migrações internas); O SE hoje (indústria, agricultura, serviços); Megalópole;SE: diversidade natural: relevo, vegetação, clima;Rios e bacias hidrográficas e seu aproveitamento (abastecimento, geração de energia);Atividades econômicas e transformação das paisagens (cana, mineração, café, industrialização); Problemas ambientais urbanos e rurais (destinação do lixo, esgoto sem tratamento, poluição do ar, contaminação da água e do solo);Questões socioeconômicas (indicadores socioeconômicos × desigualdade social);CO: divisão política, área e população; Processo de ocupação do território: descoberta do ouro;Origem de Goiás e Mato Grosso (transformação para atender à sociedade do ouro): agricultura, pecuária, comércio, formação de vilas e cidades;Construção e fundação de Brasília (ocupação e transformação da paisagem): Atividades econômicas, migração e crescimento populacional; Construção de rodovias; Agronegócio e urbanização; Importância econômica da região para o paísCO (diversidade natural): relevo e hidrografia; Potencial hidráulico para a geração de energia; Clima e vegetação; Ocupação da região: a agropecuária e a transformação das paisagens; Atividades econômicas e degradação ambiental (expansão do agronegócio e crescimento das cidades × devastação do Cerrado, garimpo × conservação do Pantanal, usinas e frigoríficos × poluição dos rios); Cerrado: hotspot mundial de biodiversidade.
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
MATEMÁTICA e GEOMETRIA: Edileide Rodrigues Santana LÓGICA: Rodrigo Ribeiro dos Santos
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Frações eseus significados; Conjuntos dos números racionais; Representação geométrica dos números racionais; Números opostos e módulo de um número racional; Comparação de números racionais.Adição algébrica de números racionais; Multiplicação de números racionais; Divisão de números de números racionais; Potenciação de números racionais; Radiciação de números racionais; Expresssões numéricas.Expressões algébricas ou literais; Valor numérico de uma expressão algébrica; Termos algébricos; Termos semelhantes; Sequências numéricas; Sequências recursivas e não recursivas.Sentenças matemáticas; Igualdade; Equações; Conjunto Universo e conjunto solução de uma equação; Raízes de uma equação; Equações equivalentes; Resolução de uma equação do 1º grau com uma incógnita; Sistemas de equações do 1º grau com duas incógnitas.Retomada de conceitos: elementos, classificação e medida de um ângulo; Submúltiplos do grau; Operações com medidas de ângulos; Ângulos congruentes; Ângulos consecutivos e adjacentes; Ângulos Complementares e suplementares; Ângulos opostos pelo vértice; Ângulos formados por duas retas paralelas e uma transversal. Construção de triângulos com régua e compasso; Soma de ângulso internos e condição de existência de um triângulo; Ângulos em polígonos regulares; Polígonos e padrões geométricos.  
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 2,0
Avaliações ON-LINE 1 e 2 (Classroom) 3,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
CIÊNCIAS
PROFESSORA: Rayana Emanuelle Rocha Teixeira
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Cap. 6 – Os seres vivos e o ambiente; Biodiversidade; Orgnização dos seres vivos. Cap. 7 – Cadeias e teias alimentares; Pirâmides ecológicas; Fluxo de energia e de matéria nos ecossistemas. Cap. 8 – Grandes ecossistemas do planeta Terra; Brasil – um país rico em ecossistemas. Cap. 9 – Processos que alteram os ecossistemas; Recuperação dos ecossistemas (resiliência ecológica e sucessão ecológica); A interação entre os seres humanos e a natureza. Cap. 10 – As forças da natureza; O que é cataclismo; O ambiente sofre com cataclismos; A migração na Terra ao longo do tempo. Cap. 11 – O que é saúde?; Vacinação; Alimentação saudável; Saúde mental.
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *