CONTEÚDOS – 8º ANO – II UNIDADE – Sacramentinas – Colégio Nossa Senhora de Fátima – Vitória da Conquista – BA CONTEÚDOS – 8º ANO – II UNIDADE |
VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
Conteúdos das Disciplinas

CONTEÚDOS – 8º ANO – II UNIDADE

Postado em 13 de junho de 2020
LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: Lorenza Cléa Costa da S. Lima
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Leitura: Gêneros relacionados a representações teatrais (libretos de ópera e de musical, programa); Análise linguística/semiótica: Modos e tempos verbais; Modo indicativo; Transitividade verbal; Complementos verbais diretos e indiretos; Voz ativa, voz passiva e voz reflexiva; Oralidade: Aspectos linguísticos e paralinguísticos de falas em uma peça teatral; Conversação espontânea.Leitura: Gêneros ligados ao cuidado com o dinheiro (escolhas, sonhos, projetos) Análise linguística/semiótica: Substantivos; Modificadores do substantivo (sintagmas nominais e adjuntos adnominais).Leitura: Narrativas de ficção científica; Análise linguística/semiótica: Modificadores do verbo: adjunto adverbial; Oralidade: Conversação espontânea.Leitura: Narrativas curtas relacionadas as amizades digitais. Análise linguística/semiótica: Orações coordenadas. Oralidade: Conversação espontânea.Leitura: Gêneros relacionados a narrativas curtas (contos); Coesão textual, gramatical e semântica; Período composto por subordinação (orações adverbiais); Diferentes noções das orações subordinadas (causa, consequência, condição, concessão, conformidade, comparação, finalidade, proporcionalidade e tempo); Sequenciação de orações subordinadas; Oralidade: Conversação espontânea.  Análise linguística/semiótica: Progressão textual; Oralidade: Conversação espontânea.  
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
REDAÇÃO
PROFESSORA: Lucélia Teixeira Santos Santana
OBJETOS DE CONHECIMENTO
  Produções textuais: Capítulo 6: Fôlder Capítulo 7: Roteiro de cena Capítulo 8: Crônica Capítulo 9: Carta do leitor Capítulo 10: Conto popular com base em narração oral Capítulo 11: Sinopse  
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
 INGLÊS
PROFESSORA: Simone Mármore Leite
OBJETOS DE CONHECIMENTO
  Superlatives Comparatives and Superlatives – review Countable and uncountable nouns Quantifiers – much and many Quantifiers – Little, Few, A Little and A Few Some and Any  
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
ARTE
PROFESSORA: Katiúscia Lima Badaró da Silva  
OBJETOS DE CONHECIMENTO
  Usos e funções sociais da música Representação de histórias a partir de narrativas do próprio grupo Artes visuais Quilling (desenhos feitos de papéis, fitas de cetim e outros materiais) e assemblage (colagens com objetos e materiais tridimensionais) A relação da arte com a vida social, a cultura, a história e a estética; A valorização do patrimônio cultural próprio em relação às linguagens artísticas. Visitando um museu de arte ou uma galeria de arte Dança – Elementos da composição cênica e espaços de apresentação coreográfica; As experiências em dança e a noção da corporalidade  
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 4,0
Atividades práticas2,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
TOTAL10,0
ENSINO RELIGIOSO
PROFESSOR: Anildo Charles Libarino
OBJETOS DE CONHECIMENTO
ER: A beleza da sexualidade e seus desafios. FIL: O ser humano nasce com o destino já traçado? ER: Altenticidade. FIL: Você é o que deseja ser? ER: Liberdade e Solidariedade. FIL: Trabalho- O fundamento do ser humano? ER: Dialogo e Amizade. FIL: Trabalhar e consumir-Receita para uma vida feliz? ER: Respeito, preconceito, sensibilidade. FIL: O que eu quero é ser feliz-A felicidade-Mercadoria. ER: O transcedente e as tradiçôes religiosas ocidentais e orientais: judaismo, cristianismo, hinduismo, budismo islamismo. ER: O transcendente e as raizes do povo Brasileiro: cultura indigena e afro-descendentes. ER: Relativismo religioso. ER: Livros sagrados e cultos e ritos sagardos presentes nas tradições religiosas.
HISTÓRIA
PROFESSOR: Madson Mendes dos Santos
OBJETOS DE CONHECIMENTO
– América espanhola no final do século XVIII; Colonização da América espanhola; Exploração indígena e africana; Revoltas coloniais; Crise do sistema colonial; Revolução Haitiana; Guerra Peninsular; Movimentos separatistas latino-americanos; Reação espanhola; Primeiros países Hispano-americanos; Caudilhismo. – O período Pombalino em Portugal; Brasil na segunda metade do século XVIII; Revoltas Coloniais; A difusão do Iluminismo no Brasil; Conjuração Mineira e Baiana. –  Napoleão e o Bloqueio Continental; Vinda da família Real portuguesa; Abertura dos Portos; Política Joanina; Reformas urbanísticas e jurídicas no Brasil; Brasil elevado a Reino Unido; Missão artística francesa; Insatisfação da população de classe baixa; Insurreição pernambucana; Revolução do Porto; Ideias emancipatórias; Proclamação da Independência; Guerras da Independência. – A sociedade brasileira no século XIX; O início do Império; Um país rural; Desigualdades sociais; O papel das mulheres; A vida das crianças; A vida dos escravos; As populações indígenas; Constituição de 1824; Confederação do Equador; Problemas internacionais; Guerra da Cisplatina; Abdicação de D. Pedro I; Período Regencial; Coronelismo. – O período Regencial; Regências Trinas; Revoltas antilusitanas; Revoltas restauradoras; Revolta dos escravizados; Revolta dos Malês; Ameaças à unidade territorial brasileira; Regência Una; Guerra dos Farrapos; Cabanagem; Sabinada; Balaiada; Golpe da Maioridade.
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
GEOGRAFIA
PROFESSORA:  Franciane B. Varges Santos
OBJETOS DE CONHECIMENTO
6. Aspectos naturais, históricos e políticos que contribuíram para a ascensão dos EUA. 7. Organização político administrativa dos Estados Unidos; Fortalecimento do capitalismo; Crise de 1929; Grande Recessão e o crescimento de outras economias; Industrialização dos Estados Unidos; Cinturões agrícolas e regiões industriais. 8. Aspectos históricos da África; Neocolonialismo; Processos de independência política; Regionalização do continente africano; Aspectos naturais e socioeconômicos. 9. Aspectos econômicos, desenvolvimento tecnológico e científico na África; Relações comerciais com outros países, submissão, acordos, integrações regionais; Situação econômica. 10. Sociedade africana: aspectos demográficos; Principais problemas enfrentados pela população africana. 11. Origens do subdesenvolvimento da América Latina; Situação econômica atual dos países latino-americanos; Destaque econômico do Brasil e Conflitos atuais.  
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
MATEMÁTICA   e  GEOMETRIA: Caroline Oliveira Amaral LÓGICA: Rodrigo Ribeiro dos Santos
OBJETOS DE CONHECIMENTO
Polinômios – Simplificação e OperaçãoesProdutos NotáveisFatoraçãoSegmentos e pontos notáveis dos triângulos: medianas (baricentro), bissetrizes (incentro) e alturas (ortocentro); Propriedades dos triângulos: soma dos ângulos externos e relação do ângulo externo com os ângulos internos não adjacentes; Congruência de triângulos; Casos de congruência; Triângulo isósceles e triângulo equilátero.Quadriláteros; Soma dos ângulos externos de um quadrilátero; Paralelogramo; Retângulo; Losango; Quadrado; Propriedades gerais dos paralelogramos; Propriedades específicas dos retângulos, losangos e quadrados; Trapézio; Propriedades gerais dos trapézios; Propriedades dos trapézios isósceles  
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 2,0
Avaliações ON-LINE 1 e 2 (Classroom) 3,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0
CIÊNCIAS
PROFESSORA:  Luana Prado Flores
OBJETOS DE CONHECIMENTO
A evolução química da origem da vida; Abiogênese e biogênese; A reprodução como mecanismo de perpetuação dos seres vivos.Clonagem e reprodução assexuada; Principais tipos de reprodução assexuada.Células gaméticas e a fecundação; Variabilidade genética e a reprodução sexuada. Tipos de fecundação; Reprodução sexuada em animais e plantas; Cuidado parental.Órgãos do sistema genital masculino; Morfologia do espermatozoide.Órgãos do sistema genital feminino; Ciclo menstrual e ovulação; Fecundação e desenvolvimento embrionário; Tipos de parto.
PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
PARTICIPAÇÃO Avaliação Sistemática SAS + QUALITATIVA (data e capítulos da Sistemática a definir)   2,0
Atividades para casa realizadas no Módulo e no Classroom 3,0
Avaliação ON-LINE (Classroom) 2,0
AVALIÇÃO FINAL3,0
TOTAL10,0

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *