CONTEÚDOS – 9º ANO – I UNIDADE – Sacramentinas – Colégio Nossa Senhora de Fátima – Vitória da Conquista – BA CONTEÚDOS – 9º ANO – I UNIDADE |
VITÓRIA DA CONQUISTA - BA
Conteúdos das Disciplinas

CONTEÚDOS – 9º ANO – I UNIDADE

Postado em 4 de março de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA
PROFESSORA: Fernanda Miranda

OBJETOS DE CONHECIMENTO

PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
Atividade avaliativa objetiva (on-line) – realizada durante o período letivo presencial 1,5
Fórum – discussão dos temas trabalhados nos textos do módulo 1,0
Estudo Orientado – interpretação de texto 2,0
Trabalho – produção de slide sobre o conteúdo gramatical 1,5
Mapa Mental – obra literária SENHORA  1,0
Qualitativa (desempenho nas aulas presenciais; presença nas aulas ao vivo/on-line: justificativas enviadas serão consideradas em caso de ausência em tempo hábil; interação positiva no CHAT)2,0
Atividades solicitadas pelo professor e entregues na data determinada1,0
TOTAL10,0

REDAÇÃO
PROFESSORA: Lucélia Teixeira Santos Santana

OBJETOS DE CONHECIMENTO

Produções textuais
 Capítulo 1. Notícia para internet com base em dados confiáveis
 Capítulo 2. Resenha crítica
 Capítulo 3. Entrevista e minibiografia romanceada
 Capítulo 4. Elaboração ou reformulação de texto normativo
 Capítulo 5. Texto dissertativo – argumentativo
 Capítulo 6. Texto dissertativo – argumentativo

PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
Produções textuais realizadas durante o período letivo presencial3,0
Qualitativa (desempenho nas aulas presenciais; presença nas aulas ao vivo/on-line: justificativas enviadas serão consideradas em caso de ausência em tempo hábil; interação positiva no CHAT)2,0
Atividades solicitadas pelo professor e entregues na data determinada (Produções Textuais)5,0
TOTAL10,0

INGLÊS
PROFESSORA: Simone Mármore Leite

OBJETOS DE CONHECIMENTO

PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
Atividades do paradidático realizadas durante o período letivo presencial2,0
Qualitativa (desempenho nas aulas presenciais; presença nas aulas ao vivo/on-line: justificativas enviadas serão consideradas em caso de ausência em tempo hábil; interação positiva no CHAT)2,0
Atividades solicitadas pelo professor e entregues na data determinada4,0
Atividade avaliativa on-line (Classroom)2,0
TOTAL10,0

ARTE
PROFESSORA: Katiúscia Lima Badaró da Silva

OBJETOS DE CONHECIMENTO

INSTRUMENTOPESO
Qualitativa (desempenho nas aulas presenciais; presença nas aulas ao vivo/on-line: justificativas enviadas serão consideradas em caso de ausência em tempo hábil; interação positiva no CHAT)2,0
Atividades solicitadas pelo professor e entregues na data determinada (Módulo)4,0
Atividades práticas2,0
Atividade avaliativa on-line (Classroom)2,0
TOTAL10,0

ENSINO RELIGIOSO
PROFESSORA: Edirlene Isabel Fraga de Sousa Chaves

OBJETOS DE CONHECIMENTO

HISTÓRIA
PROFESSORA: Larissa Nunes Andrade Quadros

OBJETOS DE CONHECIMENTO

PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
Qualitativa (desempenho nas aulas presenciais; presença nas aulas ao vivo/on-line: justificativas enviadas serão consideradas em caso de ausência em tempo hábil; interação positiva no CHAT) 2,0
Atividades solicitadas pelo professor e entregues na data determinada4,0
Mapa mental (República Velha)2,0
Atividade avaliativa on-line (Classroom)2,0
TOTAL10,0

GEOGRAFIA
PROFESSORA: Franciane B. Varges Santos

OBJETOS DE CONHECIMENTO

PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
Avaliaçãorealizada durante o período letivo presencial 2,0
Processuais realizadas nas aulas presenciais: atividade direcionada, Climograma (atividade direcionada no dia 17.03) e Roteiro histórico geográfico sobre a União Soviética1,0
Qualitativa (desempenho nas aulas presenciais; presença nas aulas ao vivo/on-line: justificativas enviadas serão consideradas em caso de ausência em tempo hábil; interação positiva no CHAT) 2,0
Atividades solicitadas pelo professor e entregues na data determinada (módulo, mapa conceitual, linhas do tempo…)3,0
QUIZ sobre o livro “A revolução dos bichos”1,0
Atividade avaliativa on-line (Classroom)1,0
TOTAL10,0

MATEMÁTICA E GEOMETRIA
PROFESSORA:
Mônica Gusmão de Oliveira

OBJETOS DE CONHECIMENTO

INSTRUMENTOPESO
Listas de exercícios realizadas nas aulas presenciais1,0
Qualitativa (desempenho nas aulas presenciais; presença nas aulas ao vivo/on-line: justificativas enviadas serão consideradas em caso de ausência em tempo hábil; interação positiva no CHAT)2,0
Atividades solicitadas pelo professor e entregues na data determinada (Módulo e on-line)4,0
Atividade avaliativa on-line (Classroom) – Cap. 41,0
Atividade avaliativa on-line (Classroom) – Cap. 52,0
TOTAL10,0

CIÊNCIAS
PROFESSORA: Luciana Melo Almeida (Química e Física) e Luana Prado Flores (Biologia)

OBJETOS DE CONHECIMENTO

BIOLOGIA – Vida e Evolução
 Introdução à Biologia: questões iniciais, teorias evolucionistas e hereditariedade;
 Propriedades e funções da água; O papel da água na estrutura corpórea dos seres vivos; Os principais sais minerais e suas funções.
 Estrutura e classificação dos carboidratos; Principais fontes de carboidratos;
 Composição e propriedade dos lipídios; Características das diferentes classificações de lipídios;
 Funções e características das proteínas; Fatores que influenciam as funções das enzimas;
 Funções e características dos ácidos nucleicos; Vitaminas: sua importância e onde podem ser encontradas.
FÍSICA – Matéria e energia
 Ramos da Física; Matemática aplicada à Física (notação científica, ordem de grandeza, regra prática, relações trigonométricas, Teorema de Pitágoras, Lei dos cossenos e unidade de medida).
 Conceitos básicos da Física: ponto material × corpo extenso, referencial, repouso e movimento, trajetória, velocidade.
 Características das ondas; Tipos de onda; O som; A luz; Decomposição da luz branca; As cores do arco-íris; Cores primárias e secundárias; Luz e pigmentação.
 Radiações eletromagnéticas no dia a dia (televisão, rádio, telefone celular, micro-ondas, controle remoto); Radiações eletromagnéticas e medicina; Doenças causadas pela radiação.
 Diferentes leituras do céu (astronomia indígena, Greco-romana e outras); Explicações sobre origens da Terra e do Universo; Nascimento e evolução das estrelas; Composição, estrutura e localização do Sistema Solar no Universo; Exobiologia e as possibilidades da vida humana for a da Terra.
 Grandezas escalares e vetoriais; Definições de vetor, direção e sentido; Representação gráfica de um vetor; Operações vetoriais e suas aplicações; Aplicação vetorial no movimento dos corpos; Elementos
formadores da composição de movimentos.
QUÍMICA – Terra e Universo
 Química: definições e aplicações; Método científico, teoria, modelo e lei; História da Química: da Alquimia à Química Moderna;
 Relações entre matéria e energia; Conceitos fundamentais da matéria (massa, volume, temperatura e pressão); Estrutura da matéria; Propriedades da matéria (propriedades gerais, funcionais e específicas); Transformações da matéria (fenômenos físicos e químicos); Fontes de energia (renovável e não renovável).
 Misturas (homogêneas e heterogêneas); Substâncias puras (simples e compostas); Diferenças entre substâncias puras e misturas; Sistemas materiais (homogêneo e heterogêneo); Processos mecânicos e físicos de separação de misturas.
 Leis ponderais da Química; Sistemas (aberto, fechado e isolado); Lei da Conservação da Massa ou Lei de Lavoisier; Lei das Proporções Fixas ou Constantes ou Lei de Proust; Teoria atômica de Dalton (símbolos dos elementos químicos e fórmulas químicas).
 Modelo atômico de Dalton; Estrutura do átomo (descoberta do elétron); Modelo atômico de Thomson; Descoberta do próton; Radioatividade (tipos de emissão radioativas e experiência de Rutherford); Modelo atômico de Rutherford (núcleo do átomo); Descoberta do nêutron; Identificação dos átomos (número atômico, número de massa, elemento químico); Isótopos, isóbaros e isótonos; Íons.
 As ondas eletromagnéticas; Teoria quântica; Emissões de energia a partir dos átomos; Modelo atômico de Bohr; Modelo atômico de Sommerfeld.

PROCESSO  DE AVALIAÇÃO
INSTRUMENTOPESO
Avaliação realizada durante o período letivo presencial 1,0
Qualitativa (desempenho nas aulas presenciais; presença nas aulas ao vivo/on-line: justificativas enviadas serão consideradas em caso de ausência em tempo hábil; interação positiva no CHAT)2,0
Atividades solicitadas pelo professor e entregues na data determinada3,0
Atividade avaliativa on-line (Classroom) de Química – Cap. 41,0
Atividade avaliativa on-line (Classroom) de Física – Cap. 3 e 41,5
Atividade avaliativa on-line (Classroom) de Biologia – Cap. 4 e 51,5
TOTAL10,0

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *