Fundado em 10 de maio de 1956, o Colégio Nossa Senhora de Fátima – Sacramentinas é mantido pelas Irmãs Sacramentinas e há mais de 69 anos se dedica à formação humana, cristã e acadêmica de crianças e jovens em Vitória da Conquista.
Sua história começou em 28 de abril de 1956, quando cinco irmãs, lideradas pela Ir. Celina Maria Oliveira, chegaram à cidade e se instalaram no prédio da antiga Escola de Menores, cedido pelo então governador Antônio Balbino.
O Colégio integra a Rede de Educação Sacramentina, pertencente à Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento, fundada em 1715, na França, pelo Bem-aventurado Pierre Vigne. Além de estar presente em cidades da Bahia e em São Carlos/SP, a Congregação também atua em mais seis países, levando uma educação baseada em valores, fé e excelência.
Pierre Vigne nasceu em Privas (Ardèche), convertido ao catolicismo por um prodígio eucarístico, e foi ordenado sacerdote católico em 18 de setembro de 1694. A partir desse momento, seu O desejo era tornar-se Mensageiro da Eucaristia. Seu fervor audacioso fez dele um missionário ardente e entusiasta. O Bem-aventurado Pierre Vigne queria também promover o culto para com Jesus-Eucaristia, e fundou (1715), em Boucieu-le-Roi, a família religiosa do “SS. Sacramento” que deveria continuar sua obra. A suas Irmãs, o Padre recomendou, insistentemente e com frequência, a caridade, a vida oculta, o silêncio, a oração: tudo que pudesse ajudá-las a se constituírem missionárias fervorosas como seu fundador, a serviço da Igreja e de seus irmãos.
Quando Pierre Vigne morreu, a 08 de julho de 1740, em Rencurel, deixava-nos suas obras espirituais: escritos simples, mas ardentes pela contemplação de seu Mestre e Amigo, Jesus.