Ensino Fundamental (1° ao 5° ano)

A Transição com Ludicidade

O 1º ano marca a passagem da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. As atividades pedagógicas passam a ser organizadas por componentes curriculares, mas ainda preservam o aspecto lúdico e o valor das interações. É uma fase acolhedora e estruturada para que a criança se adapte ao novo formato escolar de maneira leve e segura.

Alfabetização e Letramentos Diversificados

Durante o 1º ao 3º ano, o foco principal é o processo de alfabetização, que se dá de forma gradual e articulada a diferentes práticas de letramento: matemático, pictográfico, multimodal e digital. O objetivo é garantir que os alunos desenvolvam habilidades sólidas de leitura, escrita e compreensão até o final do 3º ano.

Aprofundamento e Organização

Nessa etapa, ocorre a sistematização dos conteúdos de forma mais estruturada. As crianças começam a apresentar maior autonomia intelectual, compreendem melhor as normas e demonstram mais interesse pelas relações sociais e pelo mundo ao seu redor. As atividades pedagógicas são planejadas para estimular o pensamento crítico, a expressão pessoal e a curiosidade investigativa.

Ampliação das Relações e da Compreensão do Mundo

As competências desenvolvidas ao longo dos Anos Iniciais abrangem não só os conteúdos escolares, mas também aspectos importantes da formação integral da criança. Elas aprendem a interagir com os outros, com a natureza, com a história, com a tecnologia e com os ambientes sociais e culturais que as cercam.

Transição para os Anos Finais

O 5º ano é uma etapa de transição importante. Os alunos começam a ter contato com professores especialistas em áreas do conhecimento, preparando-se para os Anos Finais do Ensino Fundamental. A proposta pedagógica busca manter a continuidade, respeitando o ritmo e a maturidade dos estudantes, incentivando sua autonomia e responsabilidade nos estudos.

Contatos Pedagógicos

Eliane Rocha Coutinho Santiago

Coordenadora