Imagine uma história de amor entre um gato e uma andorinha.
Agora reflita: seria possível um casal de espécies tão diferentes, um felino e uma ave, ficar junto?
Nas aulas de Português, sob a condução da professora Patrícia Farias, os alunos do 7º ano realizaram a leitura da obra “O gato Malhado e a andorinha Sinhá”, pesquisaram e discutiram sobre temáticas importantes suscitadas por Jorge Amado na fábula, tais como preconceito e desigualdade social no âmbito das relações humanas. Nesse enredo, o gato e a andorinha vivenciam, cada um ao seu modo, os arroubos do coração, como também enfrentam a hostilidade dos habitantes do parque em que vivem em função de suas diferenças.
Findada a leitura, foram realizadas atividades interdisciplinares englobando as disciplinas de História, Artes e Geografia.
Os alunos relacionaram o cenário literário (fictício – espaço onde a obra foi ambientada) ao cenário real (do possível – espaço de vivência dos alunos). Para tanto, durante as aulas de Geografia, importantes conceitos foram discutidos, entre os quais: produção do espaço, segregação socioespacial, além das categorias de “lugar e paisagem”.
Na prática, construíram maquetes considerando bairros da cidade de Vitória da Conquista e, com base nos estudos realizados sobre a problemática, bem como a leitura da obra, levantaram hipóteses a respeito de qual bairro da cidade viveriam os principais personagens: a andorinha Sinhá e o gato Malhado. Para isso, as equipes justificaram suas respectivas escolhas tendo como referência o repertório teórico desenvolvido durante as aulas.
Protagonistas que são, concluídas as apresentações de seminários, os curiosos leitores reuniram-se na manhã da última quarta-feira, 26/10, para expor suas maquetes e desfrutar de divertidos momentos jogando “games” idealizados e fabricados por eles mesmos, vivenciando, na prática, a ideia de que LER é uma DIVERSÃO.